COMPRAR CABOS ELÉTRICOS SÓ PELO PREÇO MAIS BARATO É A MELHOR OPÇÃO?

Facebook

No dia a dia as pessoas que visitam nossa loja à procura de cabos elétricos sempre reclamam do preço dos cabos, e realmente sabemos que o cobre tem ficado cada vez mais caro e os cabos tem subido muito nos últimos anos. Mas será que nesse momento olhar somente o preço é o correto?

Hoje vamos dar algumas dicas para que você compre seu cabo não somente baseado pelo preço porque você pode estar colocando em risco a segurança do seu lar, da sua empresa e das pessoas que você ama.

Existem no mercado uma infinidade de marcas de cabos elétricos e mesmo com toda fiscalização que existe por parte do governo ainda existem muitas empresas que fabricam os produtos fora das normas, colocando em risco as instalações e causando prejuízos pelo Brasil a fora.

Para conseguir fabricar um produto mais barato esses fabricantes diminuem a bitola de cobre do cabo aumentando a capa de PVC e com isso prejudica a capacidade de condutibilidade do cabo gerando aquecimento do mesmo e até provocando incêndios. Outra prática bem comum é misturar junto ao cobre outros metais mais baratos para tornar a liga mais barata o que também causa o mesmo efeito.

Pensando em você nosso cliente, a VINIMAQ, vai passar aqui três dicas legais para que você se defenda na hora da escolha do produto e faça a compra pelo preço mais justo sem perder a qualidade do produto.

Primeira dica: Comprar sempre produtos que possuem o selo do INMETRO, os produtos regulamentados pelo INMETRO obedecem a norma NBR 5410 que regulamenta toda parte de instalações elétricas. E tome cuidado também para não comprar cabos piratas com selo do INMETRO falsificado porque isso existe também, quando você for comprar um cabo de uma marca estranha ou nova que você nunca viu fique atento, procure referencias da marca e dê preferências para marcas que já estão no mercado a bastante tempo.

Segunda dica: Essa dica é muito legal, existe uma tabela de referência entre bitola do cabo e peso porque para ficar dentro dos padrões os fabricantes precisam colocar no cabo praticamente a mesma quantidade de cobre e o peso do produto fica bem similar, se você for comprar algum cabo que esteja abaixo do peso da tabela questione e não compre porque ele provavelmente foi adulterado. Vamos deixar a tabela com os pesos referentes as bitolas em anexo aqui pra você.

Terceira dica: Fique atento a classe do cabo, existe uma tabela também que regulamenta isso e nós recomendamos para instalações com cabos flexíveis comprar cabos de classe 4 ou 5 porque são produtos mais fáceis de trabalhar e o seu eletricista vai ter um melhor rendimento no serviço. Os cabos de classe 4 possuem 45 condutores e o classe 5 possui 75 condutores, é chamado de extra flexível, isso facilita muito o trabalho do eletricista. Essa informação vem no rótulo do produto abreviado como C4 ou C5.

Essas foram as dicas pra você comprar um produto com qualidade pelo preço justo. Aqui na VINIMAQ você encontra toda linha de cabos para sua residência, indústria ou comércio. Trabalhamos com produtos de qualidade, marcas renomadas, dentro das normas. Fique atento porque o barato pode sair caro. Um grande abraço pra todos e não esqueça de seguir nossas redes sociais para receber mais dicas e novidades.

More to explorer